O Poder das Mulheres: Explorando o Pan-Africanismo com Ida Alexander Gibbs Hunt

Home Pan-Africanismo O Poder das Mulheres: Explorando o Pan-Africanismo com Ida Alexander Gibbs Hunt
O Poder das Mulheres: Explorando o Pan-Africanismo com Ida Alexander Gibbs Hunt
Mulheres no Pan-Africanismo

Mulheres e o pan-africanismo: IDA ALEXANDER GIBBS HUNT

Este é o primeiro texto de uma série onde apresentaremos mulheres negras influentes e atuantes no movimento pan-africanista. Hoje vamos falar de Ida Alexander Gibbs Hunt.

Nascida em 1862, em Victoria, Columbia Britânica, Gibbs foi professora, pan-africanista e líder dos direitos civis.
Cursou bacharel e mestrado em Inglês na Oberlin College, cujo programa incluía latim, grego, filosofia, literatura, ciência e matemática avançada, se tornando uma das primeiras mulheres negras a receber um diploma de bacharel na área.

Após a faculdade, lecionou na M. Street High School, em Washington, uma escola preparatória para afro-americanas, e na Florida A&M College, em Tallahassee.

Em 1905, junto a outras mulheres negras, fundou a primeira Associação Cristã Feminina (YWCA) para jovens afro-americanas, em Washington.

Filha do juiz Mifflin Wistar Gibbs (primeira pessoa negra eleita para um cargo público na Columbia britânica) e esposa de William Henry Hunt (um dos poucos diplomatas afro-americano do século XIX), Ida Gibbs Hunt publicou vários artigos sobre sufrágio feminino e direitos civis dos afro-americanos, área sobre a qual também discursou.

Dentre os jornais que publicou, estão o The Journal of Negro History. Entre seus artigos mais conhecidos listam The Price of Peace; Civilization and the Darker Races; e Recollection of Frederick Douglass.
Mesmo fora dos EUA, continuou participando do ativismo no país, se envolvendo no Movimento Niagara e na Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor.

Em 1919, foi assistente do Segundo Congresso Pan-Africano em Paris. No Terceiro Congresso Pan-Africano Executivo em Londres, no ano de 1923, Gibbs apresentou um documento intitulado As Raças Coloridas e a Liga das Nações. E, além disso, co-presidiu a conferência com W.E.B Du Bois, seu amigo de longa data.

Ida Gibbs Hunt faleceu aos 95 anos, em Washington, em 19 de dezembro de 1957.

Texto de Mayra de Jesus Luiz

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Esse conteúdo está protegido!