Drusilla Dunjee Houston: A Mãe da História Africana

Home Nazare Drusilla Dunjee Houston: A Mãe da História Africana
Drusilla Dunjee Houston: A Mãe da História Africana
Nazare

Em 1876, nascia no West Virginia, Drusilla Dunjee Houston. Mulher negra que escreveu cerca de seis volumes de livros com foco na restauração da história negra, sem receber ajuda de assistente de pesquisa, nem financiamento acadêmico e com acesso extremamente limitado à literatura da biblioteca pública.

Drusilla era filha do reverendo Jonh William Dunjee e Lydia Ann Dunjee, que tiveram nove filhos. Infelizmente, somente cinco deles chegaram à fase adulta.

Seus pais foram pessoas extremamente ativas na comunidade. Seu pai foi um escravizado que fugiu e se tornou missionário, educador, ministro batista e autor. Sua mãe participou da construção de 10 igrejas representativas em grandes cidades do Norte e Leste e, até sua morte, continuou organizando e dando suporte às atividades sociais da igreja. Sua morte foi muito sentida pela comunidade.

Drusilla veio de um lar onde seus pais participavam ativamente da comunidade. Teve acesso à educação, se formou no ensino médio e também em piano clássico, porém, não cursou faculdade.

Em 1898, ela se casou. Junto ao seu marido, se estabeleceu em McAlester, onde fundou o McAlester Seminary for Girls, uma espécie de apoio escolar para meninas negras, o qual Drusilla operou por 12 anos.

Em 1915, quando seu irmão fundou o jornal Black Dispatch, ela passou a contribuir como editora. Assim, começou uma grande carreira como jornalista e escritora e, posteriormente, começou a escrever para o Arizona Journal and Guide.

Mesmo sem diploma de ensino superior, Drusilla não se intimidava e, por conta própria, embarcou em uma carreira como historiadora, onde se dedicou a restaurar a verdadeira história negra.

O livro “Wonderful Ethiopians of the Ancient Cushite Empire” é uma pequena parte dessa pesquisa em que ela se debruçou por mais de 25 anos. Foi lançado originalmente em 1926 e, até o momento, dos seis volumes existentes, só temos acesso ao Grandiosos Etíopes do Antigo Império Cuxita, que você encontra aqui na Ananse! Dá um pulinho na loja pra ver.

Drusilla é uma ancestral intelectual, que nos mostra o poder que podemos ter quando compreendemos nossa história e temos acesso à verdade.

Texto de Mayra de Jesus Luiz

Quer conhecer mais sobre o trabalho de Drusilla Dunjee Houston?

Adquira já o  livro Grandiosos Etíopes do Antigo Império Cuxita.

 

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Esse conteúdo está protegido!