Amina foi uma rainha guerreira hausa da cidade-estado de Zazzau (atual cidade de Zaria no estado de Kaduna), que está agora na região noroeste da atual Nigéria.
Após a morte de seu irmão Karama, em 1576, Amina ascendeu à posição de rainha. Zazzau foi um dos sete Estados Hausa originais (Hausa Bakwai), sendo os outros Daura, Kano, Gobir, Katsina, Rano e Garun Gabas. Antes de Amina assumir o trono, Zazzau era um dos maiores desses estados.
Apenas três meses depois de ser coroada rainha, Amina realizou uma campanha de 34 anos contra seus vizinhos, com o objetivo de expandir o território de Zazzau. Seu exército, composto por 20.000 soldados de infantaria e 1.000 tropas de cavalaria, era bem treinado e temível. Ela conquistou grandes extensões de terra até Kwararafa e Nupe.
Sob o comando de Amina, Zazzau controlava mais território do que nunca. Para marcar e proteger suas novas terras, Amina teve suas cidades cercadas por muros de terra. Essas paredes tornaram-se comuns em todo o país até a conquista britânica de Zazzau, em 1904, e muitas delas sobrevivem hoje, conhecidas como Ganuwar Amina (Paredes de Amina).
Além de sua expansão do território de Zazzau, ela é creditada por ter criado rotas comerciais no norte da África e pela a introdução do cultivo de noz de cola na área.
Imagem: African Women in Leadership Narratives
Texto de Kahotep Shemsa Hefen
Somos uma empresa digital - Atendimento apenas online © Editora Ananse - Todos os direitos reservados - R. Fernando de Augsburgo,195 - São Paulo/ SP - CEP: 08465110 - CNPJ: 35.354.538/0001-89