Quem foi o inventor preto responsável por cada lâmpada acesa e por cada ligação telefônica feita no mundo?
Sem Lewis Latimer, os trabalhos de Graham bell e Thomas Edson nunca chegariam ao desenvolvimento e inovação pelo qual são creditados.
Lewis Howard Latimer foi um inventor, engenheiro e escritor nascido na metade do século 19. Serviu ao exército na marinha, onde desertou e foi se dedicar a sua paixão e grande talento, o desenho.
Sua primeira patente datada em 1874, um sistema sanitário para trens e locomotivas, foi o modal de transporte mais usado na época. Seu talento para engenharia e suas invenções chegaram até Thomas Edson, que o contratou como desenhista técnico e especialista. E a razão de ser contratado como especialista se refere a sua maior invenção; um sistema de produção de filamentos de carbono que viria a ser usado nas lâmpadas elétricas, tornando a invenção de Edson mais barata a todos, e com uma vida útil maior se comparada aos métodos usados anteriormente.
O grande Latimer também trabalhou com Alexander Graham Bell e foi o desenhista técnico que sistematizou a patente do telefone em 1876. Sem este trabalho de Lewis, Bell teria perdido a corrida para esta patente.
Além destes trabalhos, Lewis desenvolveu o ancestral do ar condicionado!
Sua perícia técnica foi sistematizada no livro “Incandescent Electric Lighting: A Practical Description Of The Edison System” de 1890.
Pelo lado artístico, já próximo a sua morte, escreveu o livro “Poems of Love and Life”.
Latimer tem, a cada ano, sido resgatado e creditado pela sua contribuição nos dois pilares da tecnologia e desenvolvimento atual: a luz e a comunicação.
Fontes:
Gênios da Humanidade – Carlos Machado
The Institution of Engineering and Technology
Somos uma empresa digital - Atendimento apenas online © Editora Ananse - Todos os direitos reservados - R. Fernando de Augsburgo,195 - São Paulo/ SP - CEP: 08465110 - CNPJ: 35.354.538/0001-89